
Ontem tivemos uma notícia circulando por vários blogs de que o (músico?) Rafinha tinha sofrido um acidente e que o estado dele era grave(esse é o Rafinha que ganhou 1 milhão no Big Brother).
Mentira de 1º de Abril.
Enquanto alguns fizeram grandes esforços pesquisando para saber se a notícia era verdadeira, vamos dar a dica de como você reconhece se uma notícia é verdadeira ou falsa.
1ª e primordial dica: A maioria dos portais tem uma hospedagem para sites pessoais.O Yahoo tem o Geocities, A Globo.com o Kit.net, o IG o HPG, o Uol o Páginas Pessoais(ficaria assim nome.sites.uol.com.br), entre outros que não me lembro agora.
O Terra também tem Páginas Pessoais.
Aí que tá o pulo do gato.
Como o endereço fica paginas.terra.com.br a pessoa se utiliza disso para enganar as pessoas e fazer uma página idêntica à de notícias Gente&TV.
Como já haviam criado o usuário "ultimas"(http://paginas.terra.com.br/ultimas/)e "interna" (http://paginas.terra.com.br/interna/), dessa vez criaram o usuário "noticias" (http://paginas.terra.com.br/noticias/) para fazer a notícia do "Acidente do Rafinha".
Ou seja, de cara vendo a URL você já sabe que a notícia é falsa, já que a URL das notícias Gente&TV do Terra é http://exclusivo.terra.com.br/internas/......(parecidas, mas diferentes).
2ª:O Texto.O infeliz nem se deu o trabalho de revisar o texto, já que há um grave erro na data do acidente (31/03/2007).As pessoas que fazem páginas falsas as vezes deixam detalhes passar que uma pessoa mais atenta percebem logo.Geralmente são textos mal escritos, sem detalhes que se vê em uma notícia verdadeira(como local e a altura da rua ou avenida que aconteceu o acidente, Hospital em que está internado e o nome do médico).
3ª:Ninguém famoso morre no dia 1º de Abril.Espero não queimar a minha língua como em 2007 no Oscar(Jurava que o Martin Scorsese não ganharia o Oscar de melhor diretor).Mas desde que me conheço como gente(e isso faz muito tempo)não vi ninguém famoso morrer no dia 1º de Abril(se souber de algum, escreva nos comentários).Podem morrer em qualquer dia do ano, menos no dia 1º de Abril.
Espero ter ajudado a você que acreditou não caia mais nessas mentiras.
Apesar de tê-la publicado aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário